viva.vans@gmail.com Reservas: +55 85 986.992.810 +55 85 999.933.149

Praia de Iracema

24/08/2015

 Uma das características mais fortes de Iracema é o seu passado histórico. Ela está ligada à cultura cearense e aparece em obras de artistas plásticos locais por meio de telas, pinturas e livros. Um dos exemplos mais conhecidos é a obra “Iracema”, do escritor José Alencar, que nasceu na região metropolitana de Fortaleza e cujo nome da praia é inspirado no livro. Existem também várias estátuas da índia, que se espalham pela orla.

Ao seu redor, também estão muitos restaurantes convidativos e variadas opções culturais, com o Centro Cultural Dragão do Mar. A vida noturna é movimentada por causa das boates e barzinhos. Os turistas são recebidos com shows de música ao vivo realizados por artistas e bandas regionais.

- Localização

A praia de Iracema fica próxima do centro da cidade e do comércio local. O acesso pode ser feito rapidamente de ônibus e até mesmo caminhando. Muitos hoteis estão localizados na Avenida Beira Mar e também nas ruas transversais.


- O que fazer

Além do banho de mar e da diversão nos quiosques, bares e restaurantes à beira da orla, a praia de Iracema também permite atividades mais culturais. O passeio pelo Centro Cultural Dragão do Mar garante uma visita diversificada pela cidade.

Para se ter ideia, existem nesse centro um museu, um memorial, um planetário e uma biblioteca pública. Esses lugares guardam a história da cidade e da região. Na biblioteca, por exemplo, existe uma coleção de jornais que circulavam no Brasil durante o século XIX. O Memorial da Cultura Cearense preserva e exibe as tradições do Ceará em um espaço de 800 metros quadrados. Já o planetário está entre os mais modernos do país, oferecendo uma programação semanal para todos os seus visitantes. A ponte dos Ingleses é outro lugar para se conhecer na praia de Iracema. È lá que as pessoas costumam se reunir para assistir ao pôr-do-sol ou beber com amigos.

- Quando visitar

Entre março e junho ocorrem muitas chuvas. Por isso, a melhor época para conhecer a região é entre os meses de novembro e fevereiro.